Spartan do Brasil Participa da Semana do Consumo Sustentável na América Latina e no Caribe

16/09/2021

    Durante os dias 13 e 17 de setembro, aconteceu a Semana do Consumo Sustentável na América Latina e no Caribe. O evento organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em colaboração com o Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia e a Secretaria de Defesa do Consumidor do Paraguai com o apoio da União Europeia e do Ministério Federal do Meio Ambiente, Natureza Conservação e Segurança Nuclear da Alemanha, foi um espaço para criar e intercambiar os avanços, oportunidades e desafios que a região tem para promover o consumo sustentável como parte da recuperação econômica e social.

    O objetivo é gerar um diálogo político e social sobre os atuais padrões de consumo na região e como é possível aproveitar o "retorno à normalidade" para promover mudanças rumo ao consumo sustentável e responsável, promovendo estilos de vida sustentáveis, educação e informação ao consumidor, incluindo a utilização da rotulagem ecológica como ferramenta de informação para os consumidores.

    Dentre os vários painelistas, estiveram presentes Björn-Erik Lönn, presidente do GEN (Global Ecolabelling Networking, Nicole Becker, jovem ativista pela justiça climática argentina e atual representante do país na campanha da UNICEF #UnaSolaGeneración, Antonio José Juliani, Analista de Comércio Exterior do Ministério da Economia do Brasil, Ulf Jaeckel é chefe da Divisão de Proteção ao Consumidor Sustentável, Proteção Ambiental Relacionada ao Produto, Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear na Alemanha, Vinicius Ribeiro, responsável pelo desenvolvimento de novos programas e negócios sustentáveis na ABNT e líder do lidera o projeto de desenvolvimento de novos rótulos ecológicos na América Latina em nome do GEN, entre outros grandes nomes do setor de sustentabilidade da região.

    Duas empresas do setor privado foram convidadas a compartilhar sua experiência com rótulo ecológico e a Spartan do Brasil teve a honra de ser uma delas. Representada por Fernando Casetto, Supervisor de Projetos, e Aline Simioni, Gerente de Marketing, a empresa falou sobre o processo de preparação para a auditoria. “Rótulo Ecológico significa mudança de cultura de toda a organização. Vai muito além da formulação de produtos. Ele envolve a correta destinação de resíduos e projetos para redução de geração, homologação de novos fornecedores que nos apoiasse apoiam nessa direção, treinamento dos colaboradores e projetos de redução de consumo de água e energia. Também foi preciso repensar nossas embalagens, que hoje utiliza utilizam 30% de plástico reciclável”, disse Fernando. Aline completou apontando os benefícios do Rótulo Ecológico para a marca da Spartan. “Para nossa empresa, o maior benefício é reduzir impactos negativos no meio ambiente, acrescido de estar alinhado com os valores da companhia, promover redução de geração de resíduos, otimizar processos e elevar o reconhecimento da marca como ecologicamente responsável”. 

    Os produtos Spartan que atualmente possuem Rótulo Ecológico são: Clean By Peroxy, Golden Glo, Peroxy Protein Remover, Sure Step, NF Cleaner, Wipes Peroxy 4D e RTU Peroxy 4D. Ao comprar um desses produtos, você tem a garantia de que esse produto tem menor impacto ambiental do que seu similar que não tem o rótulo, além de mostrar ao mercado que sua empresa está preocupada com as próximas gerações e promover a preservação do meio ambiente.

    “O mercado brasileiro está cada dia mais exigente com relação ao Rótulo Ecológico. Percebemos um aumento constante de demanda desses produtos e entendemos que não se trata mais de futuro e sim de presente. A Spartan continuará trabalhando nessa direção e nosso próximo passo será certificar produtos da nossa linha Cuidados Pessoais”, finalizou Aline.